APH TÁTICO

(TACTICAL COMBAT CASUALTY CARE – TCCC)

Carga Horária8h
CategoriaBootcamp
ModalidadePresencial
ÁreaLiderança

Sobre

(TACTICAL COMBAT CASUALTY CARE – TCCC)

Apresentação:

O índice de morte em combate devido à hemorragia corresponde a 91% dos casos, obstrução de vias aéreas a 8% e pneumotórax 1%. Dessas mortes, 87% ocorrem na fase pré-hospitalar e 24% delas poderiam ser evitadas se houvesse preparo da equipe operacional no local.

Com esse panorama, as Forças Armadas americana alterou o método de atendimento ao combatente ferido durante o confronto isso reduziu o índice de morte em combate. Esse protocolo foi tão aceito pelos soldados que atualmente é utilizado por policiais e socorristas de vários estados americanos e pelas Forças Armadas dos países da coalizão.

Portanto, a chance do ferido em combate sobreviver está nas mãos de quem irá prestar atendimento no local, muitas vezes ainda sob hostilidade.

Desse modo, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate foi desenvolvido:

  • devido à possibilidade de  Unidades de Resgate ou de Pronto Atendimento chegarem no local da ocorrência antes da Polícia suprimir a agressão e delimitar um perímetro de segurança;
  • para policiais civis e militares, que constantemente se expõem a confronto ou são surpreendidos por agressores armados;
  • para militares das Forças Armadas que estão sempre preparados  para intervenções tanto na defesa do Brasil quanto em missão de Paz e na Garantia da Lei e da Ordem;
  • para guarda civis metropolitanos e agentes de segurança que podem ser alvo de agressão armada; e
  • Profissionais e estudantes da área de saúde que queiram ter conhecimento sobre essa modalidade especializada de atendimento.


O Curso:

Esse Curso é baseado nas diretrizes elaboradas pela Special Operations Medical Associated – SOMA, que reúne profissionais médicos militares e socorristas americanos com experiência em combate. Nossos Instrutores através dessa Associação  trazem ao Brasil o que há de mais recente na área de atendimento Pré-Hospitalar em Combate utilizado e em desenvolvimento nas forças armadas americana e nas forças de coalizão que atuam, principalmente, no Iraque e no Afeganistão.

*Ao término do curso o aluno, que obtiver nota superior a 7,0, receberá certificado de formação no curso.

Aos alunos que não obtiverem a nota mínima será fornecido certificado de participação.

Assista o vídeo

Organizadores

Mais informações

Objetivos

O objetivo do curso é capacitar os profissionais no Atendimento Pré-Hospitalar Tático em ambientes hostis e situações adversas onde o há sempre o risco iminente de morte ou ferimentos graves, seja por ataques intencionais ou desastres secundários. As táticas ensinadas e empregadas são baseadas na Edição Militares – PHTLS/TCCC.

Conteúdo:

  • Principais materiais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar em Combate;
  • Como empregar esses materiais;
  • Elaborando a bolsa pessoal de primeiros-socorros;
  • Técnicas de autoatendimento em duplas (auto socorro e do seu parceiro);
  • Atendimento à vítima em área hostil;
  • Extricações e evacuação da vítima;
  • Exercícios simulados de controle dos principais ferimentos no campo de combate.
Público alvo

Área de Saúde (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Resgate Saúde, SAMU, estudantes ), Equipes de Resgate, Militares das Forças Armadas, Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Agentes de Segurança, Agentes Penitenciários, Policiais e Guardas Municipais, é interessante que os alunos possuam noções básicas de Pronto Socorrismo.

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.